Logo png horizontal.png
"A Osteopatia é definida como Medicina Tradicional Complementar e Integrativa"
WHO (World Health Organization / Organização Mundial da Saúde)

Sobre a Osteopatia

Está classificada pela Organização Mundial de Saúde no grupo de MT&C (Medicina Tradicional Complementar Integrativa)

e como Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) pelo Ministério da Saúde do Brasil.

O CRIADOR DA OSTEOPATIA
Ramo pq.png

Seu criador foi Andrew Taylor Still (médico e cirurgião norte americano) formulou e desenvolveu a Osteopatia e seus princípios fundamentais em 1874. Em 1892, fundou a primeira escola independente. (Gevitz 2004).

Dizia: “Encontrar a saúde deve ser objeto do osteopata. Qualquer um pode achar a doença.” (A. T. Still, 1899, 1902)

A ABORDAGEM OSTEOPÁTICA
Ramo pq.png

A Osteopatia tem sua abordagem centrada na pessoa e nos princípios de Auto cura, possuindo visão de integralidade onde nada se separa no corpo mas ao contrário muitas vezes a repercussão de um problema está a distância.

O DIAGNÓSTICO OSTEOPÁTICO
Ramo pq.png

“O diagnóstico osteopático ocorre exclusivamente pela palpação, com alterações hiper ou hipo fisiológicas num organismo que nunca é interpretado localmente, mas sempre contextualizando seus efeitos fisiológicos por todo organismo e seus mecanismos inerentes. É puramente subjetivo e Inter terapeuticamente não transferível…”

Sobre o tratamento osteopático

O tratamento Osteopáticos busca favorecer a capacidade do corpo em restabelecer e manter a saúde, sua tendência intrínseca à própria cura.

O osteopata identifica  e trata as disfunções somáticas através das mãos à este trabalho dá-se o nome de Tratamento Manipulativo Osteopático.

Cinco modelos principais de relações de estrutura-função orientam o osteopata na abordagem terapêutica do paciente: biomecânico, respiratório/circulatório, neurológico, biopsicossocial e bioenergético.

images.jpg

Biossistema

O osteopata

images.jpg

O corpo possuí seus mecanismos regulatórios. Quando ele ultrapassa esta capacidade de adaptação e de se manter estável aparece a doença.

O movimento dos fluídos corporais são essenciais para a saúde. O sistema nervoso tem papel essencial no controle dos fluídos. Há componentes somáticos nas doenças, que não são só manifestações das doenças, mais contribuem para o estado de doença.

80731169_s-nubbb7s2oe0jg37gruh0pyfaf63w9x0alxphob0oso.jpg

Os profissionais Osteopátas reconhecem que os sinais clínicos de cada paciente e os sintomas são as consequências da interação de muitos fatores físicos e não-físicos.

Enfatiza a inter-relação destes fatores e a importância da relação paciente-profissional no processo terapêutico.